"Mary & Max - Uma amizade Diferente"

Duas pessoas de mundos diferentes, idades distantes, experiências distintas, mas que se encontram na ponte que a comunicação proporciona quando ousamos atravessá-la. Este é um dos meus filmes prediletos, pois avança o senso comum e nos incentiva a sair da zona de conforto.



Mary Daisy Dinkle (Toni Collette) é uma menina solitária de oito anos, que vive em Melbourne, na Austrália.  Max Jerry Horovitz (Philip Seymour Hoffman) tem 44 anos e vive em Nova York. Obeso e também solitário, ele tem Síndrome de Asperger. Mesmo com tamanha distância e a diferença de idade existente entre eles, Mary e Max desenvolvem uma forte amizade, que transcorre de acordo com os altos e baixos da vida.

Em tempo de mensagens virtuais e sms, os dois amigos se comunicam por cartas, trocam lembranças, objetos significativos, fotos, assim, aos poucos, a confiança os une e ambos aprendem as lições de vida que cada um oferece.

A animação adulta produzida na Austrália em 2009 desmonta o preconceito, revelado a dor e a beleza que todo ser humano tem em si mesmo.

Vale a pena assistir! Confira o trailler logo abaixo.

* Síndrome de Asperger:
É uma síndrome mais comum no sexo masculino. Quando adultos, muitos podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa, entretanto, além de suas qualidades, sempre enfrentarão certas dificuldades peculiares à sua condição. Há indivíduos com Asperger que se tornaram professores universitários.

Algumas características dos Aspergers são: dificuldade de interação social, dificuldades em processar e expressar emoções (este problema leva ao afastamento das pessoas por pensarem que o individuo não sente empatia), interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças em sua rotina, pessoas desconhecidas, ou que não veem há muito tempo, comportamentos estereotipados. No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto.



* Assista ao trailler! 

Andréa Freire
Psicanalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário