Infinito Conhecer-se


"Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas — mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou".
Guimarães Rosa - Grande Sertão Veredas

Cada ser humano é único, ainda que anseie pelo grupo, busque os pares e o reconhecimento da igualdade (justo nos direitos e deveres). Dentro de cada pessoa há uma história de conquistas e perdas, dores e alegrias, sombras e luzes. 

Somos feitos a cada dia, ninguém é uma obra acabada, finalizada. Os nove meses não nos fizeram completos quanto ser na totalidade da palavra. Somos mais de nós a cada dia, ou menos, depende de nossas vivências e escolhas, valores e desejos. Mas é certo, conhecer-se, encontrar-se cada vez mais, é o caminho único para ser quem realmente se é no íntimo, para descobrir-se quem se é de verdade, para renunciar ao não ser.

Atraída pela inexata essência da alma, instigante como a sentença da esfinge -“decifra-me ou devoro-te” -, caminho na estrada do Infinito Conhecer-se.

Compartilho este espaço com todos aqueles que se sentem atraídos pela psique humana, território da inacabável descoberta.

Aqui postarei meus pensamentos em palavras, aprendizados, reflexões, dicas de filmes, livros, programas, enfim, tudo o que acredito ser importante para mim e para você...

Sinta-se à vontade em participar!






Andréa Freire
Psicanalista
INPSI - Instituto Nacional de Psicanálise
Presidente (2016 - 2019)