INPSI


O INPSI - Instituto Nacional de Psicanálise está localizado em Sorocaba, interior de São Paulo, sendo responsável pela formação de psicanalistas para atuarem em clínica e nos locais em que sejam solicitados.

Outras atividades compõem o curso de formação para a discussão da Psicanálise, o aprimoramento de alunos e profissionais: conferências, debates, eventos, cursos de aprofundamento e extensão, além do projeto PsiCULT(aberto a todos os interessados).

PossuI uma estrutura adequada, com salas de aula, espaço de convivência e clínica para os alunos atenderem seus pacientes (com supervisão individual profissional).


O INPSI busca tornar a Psicanálise cada vez mais acessível a um maior número de pessoas, que possam usufruir das descobertas de Sigmund Freud e os teóricos que o seguiram. Atendem as exigências necessárias para a formação, conforme preconizou o fundador da Psicanálise:
- Conhecimento teórico
- Análise Pessoal
- Supervisão

Acreditam na atualização profissional constante, na ética, no estudo permanente, no comprometimento com o atendimento analítico e com a formação séria.



Patricia e Andréa

Diretoras: Andréa Freire (presidente 2016 - 2019) e Patricia Lopes Martin.


A FORMAÇÃO


O programa de formação do INPSI - Instituto Nacional de Psicanálise segue o tripé freudiano:

- conhecimentos teóricos
- análise pessoal
- supervisão


Os conteúdos dos módulos oferecem conceitos dos principais teóricos da Psicanálise.
A didática segue os critérios de respeito e comprometimento com a Psicanálise. Os professores são habilitados para ministrar as aulas. Profissionais atuantes na área, em constante atualização e com especialização para oferecer conteúdos teórico-práticos essenciais à formação.

Os módulos abrangem as teorias de Sigmund Freud essencialmente, além de teóricos pós-freudianos, da escola inglesa e francesa: Melanie Klein, Donald Winnicott, Wilfred Bion, Jacques Lacan e Francoise Dolto, além dos contemporâneos, como André Green.



O curso de Formação em Psicanálise tem duração de 36 meses, com aulas semanais, distribuídas da seguinte forma: Teoria das Pulsões - Primeira e Segunda Tópicas - As Fases Psicossexuais e o Complexo de Édipo - Neurose - Psicose - Narcisismo - Perversão - Técnica Psicanalítica 1, 2, 3 - Luto e Melancolia - Psicossomática - Psicopatologias - Adicções e Psicanálise - Ética Psicanalítica - Psicanálise Infantil e de Adolescente - Neurociências e Psicanálise - Semiótica Psicanalítica -  Textos de Técnica e Metapsicológicos de Freud - Escola Inglesa, Escola Francesa, entre outros módulos.

No final do curso, além do cumprimento do tripé freudiano, aprovação nos módulos e presença nas aulas ministradas, o aluno apresenta um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), para obtenção do Certificado de Psicanalista.

Para matricular-se, é necessário possuir graduação e fazer uma entrevista, na qual o candidato apresenta suas intenções.

É um curso dirigido a todos que desejam adquirir conhecimentos em Psicanálise e aos que desejam se dedicar como psicanalistas. A profissão de psicanalista é livre no Brasil, e consta na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho - Portaria 397/TEM de 09/10/2002, sob o n° 2515.50, podendo ser exercida em todo o território nacional. 

Sigmund Freud

Nenhum comentário:

Postar um comentário