"Então é Natal, e o que você fez..."


Fim de ano chegando e com ele o balanço final de 2012, programação de Ano Novo, viagens e presentes. Para muitos é um alívio deixar para trás os dias difíceis e outros já estão com os olhos grandes em cima de 2013 que começará em breve. Livrar-se do que passou e abrir os braços para o que virá, esta é a sensação para milhares de pessoas.

É interessante pensar como definimos o tempo para tudo. Atitudes e mudanças que podem ser tomadas a qualquer momento são condicionadas às datas. Abraços, pedidos de perdão, reconciliação, encontro familiar, descanso, reflexões, expressão de sentimentos, falar com Deus, definir um projeto de vida e até mesmo a decisão de ser feliz acontece no Natal e no Ano Novo.

Não estamos presos às datas para fazer o que precisamos e desejamos, acompanhados ou sós, o essencial é sermos verdadeiros com as pessoas e conosco, buscar o equilíbrio interior, o bem estar consigo e com os outros. Centenas de pessoas sofrem neste período por estarem longe da família e dos amigos, por encontrarem-se trabalhando, por estarem sós. Outras procuram escapar ignorando a data ou reduzindo-a a um significado consumista. 

Estarmos em paz é um caminho de harmonia para com a vida ao redor, datas, significados, pessoas. Se nos sentimos bem sozinhos ou acompanhados, para festejar ou ficarmos olhando os fogos, é um direito nosso viver o momento condizente com quem somos e o que sentimos. Se estamos sós, que não seja solidão ou ausência de pessoas a tirar o significado das datas, que estejamos bem com o mundo que segue sem nos pedir permissão. Que festejemos, com uma taça de champanhe ou um copo de água refrescante, pois o que importa mesmo é o sentido da celebração, da vida! Paz e bem a todos!

Andréa Freire
Psicanalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário